Jogo de Can-Can

A imagem acima é um exemplo de tela do jogo de Can-Can com os seus elementos de interação com o usuário. Abaixo há uma descrição de cada uma de suas partes.

1. Carta na mesa e controles de decisão
Nesta área é exibida a carta atual da mesa, tanto tipo como cor. Se a carta for curinga ou Supercuringa, há ainda a indicação de qual cor foi selecionada.

Nesta área também aparecem as mensagens de jogo, indicando o que aconteceu na jogada anterior e o que deve ser feito na jogada atual.

Em alguns momentos é exibido alguns dos controles de decisão de jogada, como os botões:

  • "Descartar": ao se pegar uma carta do monte que pode ser posta da mesa, descarte-a na mesa.
  • "Guardar": ao se pegar uma carta do monte que pode ser posta da mesa, guarda-a em sua mão.
  • "Duvidar": ao se receber do rival um Supercuringa, pede-se para duvidar da validade da jogada.
  • "Comprar": ao se receber do rival um Supercuringa, aceita-se a jogada e compra-se as 4 cartas exigidas pela regra.
  • "Selecione a cor": ao se por um curinga ou Supercuringa na mesa, deve-se escolher uma das 4 cores sobre a carta.
Próximo ao nome de cada jogador ao redor da mesa, aparecem também animações de texto e imagens indicando ações de jogada. São elas:
  • "Can-Can": indica que o jogador disse Can-Can ao ficar com 1 carta na mão.
  • "Esqueci de dizer Can-Can...": indica que o jogador foi punido com 2 cartas por ter esquecido de dizer Can-Can ao ficar com 1 carta na mão.
  • "Bati!": indica que o jogador está sem nenhuma carta na mão e espera voltar à sua vez para vencer a partida.
  • "Duvido!": indica que o jogador ao receber um Supercuringa do rival duvidou da validade da jogada.
  • "Válido!": indica que a jogada do Supercuringa foi válida e que o "Dúvido!" foi negado.
  • "Inválido!": indica que a jogada do Supercuringa foi inválida e que o "Dúvido!" foi aceito.
  • "X vermelho": indica que a jogada deste jogador foi bloqueada por carta do jogador anterior (perdeu a vez).
  • "X azul": indica que o jogador está fora do jogo, isto é, foi eliminado por ter chegado ao limite de pontos para derrota. Só existe quando se joga com a opção de "Soma individual e elimna" na montagem da partida.
  • "Seta": indica o jogador da vez e em qual sentido a rodada está fluindo.
  • "Estrela brilhando": indica o jogador que venceu a partida atual.

2. Cartas do monte da mesa
Aqui ficam as cartas que estão no monte da mesa. Na sua vez de jogar pode-se clicar aqui para comprar uma carta do monte.

3. Suas cartas na mão
Nesta área são apresentadas as suas cartas na mão. Para jogar uma carta na mesa na sua vez, basta clicá-la com o botão esquerdo do mouse.

Você pode organizar a ordem de suas cartas na mão usando o botão direito do mouse. Primeiro clique com o botão direito sobre a carta que deseja mover. Depois clique com o botão direito do mouse à esquerda ou direita da carta para onde você deseja mover a carta selecionada anteriormente.

Há também o botão "Organizar" que automaticamente ordena suas cartas. Ao clicar uma vez ele organiza as cartas em agrupamentos de mesma cor, internamente ordenados crescentemente. Ao se clicar uma segunda vez ele organiza as cartas em ordem crescente de valor, independentemente da cor.

O botão "Placar" exibe um placar atual com a quantidade de pontos que cada jogador tem na partida.

4. Cartas na mão
Ao lado do nome de cada jogador existe a indicação de quantas cartas ele ainda tem na mão.

Jogadores ausentes
Quando um jogador sai da partida possuindo ainda cartas na mão, o computador assume automaticamente o controle das jogadas dele.

Um jogador ausente não pode vencer nunca uma partida. Sempre que ele for ficar sem nenhuma carta na mão ou for vencer, ele compra automaticamente uma carta do monte e assim a partida continua.

Se em um determinado momento do jogo um jogador ficar sozinho na mesa, ele é automaticamente declarado vencedor e a partida é encerrada na hora.