O jogo

Esta é uma tela padrão de qualquer um dos jogos de Carteado da Grow. É a partir dela que você toma suas ações a cada etapa de um turno de jogo e também assiste ao que o outro jogador está fazendo em sua vez. Basicamente ela é composta pelas seguintes partes:

1. Menu e Informações
Na parte superior da tela estão os botões de menu de ações , menu de informações , menu de opções e os botões de ajuda e sair da partida.

O menu de ações do jogo tem mais itens ativos durante uma partida do que normalmente há nas telas de sala de chat do jogo. Um item que há em todos os jogos é o de . Somente o jogador ativo da jogada é que pode clicar neste botão. Ao fazer isso, é feito um pedido de anulação da partida ao outro jogador presente na mesa. Este tem então 30 segundos para responder, aceitando ou não o pedido. Se não responder no tempo, é considerado a negativa. Apenas se ele responder é que a partida é imediatamente anulada e não se faz registro dela em nenhum dos históricos dos jogadores. Os dados de info de jogador também não são alterados.

Na parte de superior esquerda é apresentado o número da sala em que o jogo ocorre. Ao clicar com o mouse sobre o nome dos outros jogadores, o quadro de info de jogador é apresentado.

2. Área de elementos de jogo
Nesta área são apresentados os elementos do jogo em si, como cartas, jogadores, baralho, tempo restante para se concluir a jogada, estado atual de cada jogador, Emoticons (as carinhas que passam dicas entre jogadores) e algumas caixas de diálogos com avisos e resultados.

Para saber mais sobre os elementos presentes em cada jogo de carteado, clique no jogo desejado abaixo:

3. Área de controles de jogo
Geralmente é nesta área que estão presentes a maioria dos controles para interagir com a partida, como por exemplo botões de ação e as suas cartas arrastáveis.

Para saber mais sobre os controles de cada jogo de carteado, clique no jogo desejado abaixo:

4. Janela de chat e eventos
Nesta área são apresentadas as mensagens de chat enviadas pelos participantes do jogo ou espectadores. Além disso, é usada para registrar os principais eventos do jogo. Estes eventos são apresentados em cor amarela e sempre começam com '<<<'. Quando um dos jogadores sai do jogo antes do fim da partida, o computador assume seu lugar colocando o seu nome entre parêntesis. Também há indicação quando um jogador se torna ausente mas pode voltar ou quando ele retorna no meio da partida.

5. Botões de faces - Emoticons
Um jogador, mesmo que não seja sua vez de jogar, pode clicar nos botões deste controle para enviar a todos os da mesa, parceiro e rivais, um ícone chamado emoticon. A princípio eles são usados para representar algum estado de ânimo seu no momento, com alguma ação ou resultado do jogo. Mas também podem ser bastante úteis como por exemplo, passar aos rivais dicas falsas da qualidade de sua mão e assim tentar manipular as decisões deles.

Ao ser clicado, o emoticon aparece por alguns segundos na tela de todos da mesa, jogadores e espectadores. Ele sempre aparece ao lado do nome do jogador que o clicou. Por isso, fique atento para não perder nenhum de vista!

Estouro de tempo
Todas as jogadas tem limite de tempo para o jogador definir uma ação. O tempo restante é apresentado num contador decrescente na tela. Este limite existe para evitar que um jogador "trave" o jogo por não fazer nenhuma ação. Sempre que o tempo do contador chega a zero é considerado como estouro de tempo e normalmente ou a vez passa para o próximo jogador, ou acontece uma jogada aleatória ou o mesmo jogador ganha mais uma chance de jogar com o tempo limitado.

No terceiro estouro de tempo de um mesmo jogador numa mesma partida ele é automaticamente expulso da partida sem poder retornar.

Fim de jogo
Quando um dos jogadores vence o objetivo do jogo, este termina automaticamente. Aparece então para cada participante uma mensagem indicando quem venceu. Deve-se então aguardar o envio dos resultados para o servidor e quando surge o botão "OK", a única ação possível é clicá-lo, terminando a fase de jogo e voltando para a tela de montagem de jogos. Assim, ao fim da partida, todos são conduzidos invariavelmente para uma nova montagem de jogo.

Também é possível vencer o jogo devido à ausência do outro adversário, sem que ele possa ainda voltar à partida.

OBS: No final de partida que vale pontos no ranking é possível visualizar na área de chat os pontos recebidos ou perdidos pelos jogadores.