Jogo de Super Trunfo

A imagem acima é um exemplo de tela do jogo de Super Trunfo com os seus elementos de interação com o usuário. Abaixo há uma descrição de cada uma de suas partes.

1. Informações da sua carta
Nesta área é exibida a sua carta atual, a que está em cima do monte da sua mão. Nela é possível ver o tipo da carta (1A a 8D), seu nome, sua categoria, sua foto e cada uma das informações características do elemento apresentado na carta. Na sua vez de jogar deve-se clicar nesta área sobre a informação que deseja usar para comparar. Se isso não for feito dentro do tempo limite de jogada, configurável na montagem de sala, o jogador ganha mais um tempo limitado para jogar. Na terceira vez que estourar o tempo de jogada numa mesma partida, o jogador é expulso da mesma.

2. Cartas na mesa
Nesta área são apresentadas as cartas que estão na mesa. Após o jogador da vez ter escolhido a informação a se comparar, a carta da vez de cada um dos jogadores é posta automaticamente na mesa. Ao fim é exibida uma classificação de quem venceu na propriedade escolhida. A carta vitoriosa fica com o item selecionado piscando.

O jogador vitorioso deve então recolher as cartas ganhas, clicando sobre cada uma nesta área, na ordem em que desejar empilhar no fim de seu baralho. Ele também pode recolher automaticamente clicando na carta em (1) ou em um dos botões disponíveis em (3).

Em caso de empate, as cartas da mesa vão automaticamente para o monte de empate, onde ficam até ser definido o ganhador na próxima rodada.

Há também 2 botões redondos de ajuda. O [1A...8D] abre uma janela popup com todas as cartas do baralho atual para você poder estudar enquanto joga. O outro botão [ < > ] abre uma dica rápida para informar para cada informação da carta, qual o critério, maior ou menor, é usado para se definir o vencedor.

3. Área de controles de jogo e informações
Nesta área são apresentadas as informações de fluxo de jogo, como se é sua vez ou não, se você perdeu ou ganhou a rodada, se há Super Trunfo na mesa ou se a partida terminou. Para o vencedor da rodada também é exibido aqui os botões de recolher as cartas da mesa em ordem crescente ("Menores primeiro") ou decrescente de valor ("Maiores primeiro").

4. Cartas na mão
Ao lado do nome de cada jogador existe uma cartinha indicando se aquele jogador ainda tem cartas na mão ou não. Se não tiver, ele já está fora do jogo e pode inclusive sair sem ser punido com bloqueio temporário de acesso ao servidor ou aumento de desistência.

Em rodadas de desempate, um X vermelho é posto sobre as cartinhas dos jogadores que não participam da rodada de desempate, para assim ficar claro quem pode vencer ou não. 

Jogadores ausentes
Quando um jogador sai da partida possuindo ainda cartas na mão, o computador assume automaticamente o controle das jogadas dele.

Um jogador ausente não pode vencer nunca uma partida. Se isso acontecer pelo andamento automático do jogo, cada um dos jogadores presentes que participaram na última rodada recebe uma carta do jogador ausente que deveria ter vencido e a partida continua.

Se em um determinado momento do jogo um jogador ficar sozinho na mesa, ele é automaticamente declarado vencedor e a partida é encerrada na hora.