Regras do Canastra e Tranca |
Introdução O jogo de Canastra (ou Tranca) de Duplas é um tradicional jogo de cartas para 4 jogadores. Ele é composto por uma ou mais partidas. Cada partida é composta por várias rodadas onde cada jogador joga em turnos cíclicos, um de cada vez. Uma batida acontece quando um jogador fica sem cartas na mão por tê-las posto na mesa, formando combinações válidas. A partida termina quando uma das duplas bate pela segunda vez ou quando bate e não há mais nenhum morto disponível para pegar. É feita então a contagem de pontos da partida. Estes são somados aos pontos já ganhos pelas duplas no jogo, nas partidas anteriores. Vence o jogo a dupla que primeiro chegar ao limite de pontos estabelecido. Se as duas passarem deste limite juntas, vence quem tiver acumulado a maior quantidade de pontos. Se mesmo assim empatar, continuam a jogar novas partidas até o placar desempatar. Assim, em resumo, um jogo de Canastra (ou Tranca) é composto por uma ou mais partidas. Cada partida é composta por uma ou mais rodadas. Cada rodada é composta por uma jogada de cada um dos quatro participantes. É importante você entender estes termos antes de prosseguir.
Específicos no Canastra:
Específicos no Tranca:
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Fluxo de uma
jogada
Na vez do jogador, o fluxo de atividades é
sempre o seguinte:
Se o morto da dupla já tiver sido pego e um jogador bater, ficando sem nenhuma carta na mão, a partida é encerrada e passa-se para a contagem de pontos.
Se durante uma partida o monte acabar, um dos mortos vira monte. Se não houver nenhum morto disponível, o jogo não acaba automaticamente. O jogador seguinte tem a opção de comprar o descarte ou acabar o jogo. Se ele comprar o descarte, continua jogando mas não poderá descartar a mesma carta que pegou, se só havia uma no descarte antes.
Detalhes de
regra
O primeiro a jogar na primeira partida é escolhido aleatoriamente entre os participantes. Nas partidas seguintes, o primeiro a jogar é sempre o da direita ao que começou a partida anterior.
Contagem de
pontos
No fim de uma partida,
somam-se os pontos ganhos por cada dupla, considerando-se os valores das
combinações feitas na mesa e os valores das cartas que as compõem. Deve-se descontar os valores das cartas
que restaram na mão de cada jogador. Os valores estão de acordo com as
tabelas abaixo.
NO CANASTRA
Descrição | Valor |
Carta de Três ao Sete |
5 |
Carta de Oito ao Rei |
10 |
Curinguinha |
10 |
Ás |
15 |
Curingão |
20 |
Três vermelho, tendo uma canastra real * |
100 |
Três vermelho, sem ter canastra real * |
-100 |
Canastra Suja ** |
300 |
Canastra Limpa ** |
500 |
Canastra Real |
500 |
Canastra de Mil |
1000 |
Ter feito a segunda batida |
200 |
Não ter pego o morto |
-100 |
Jogador não pôs nenhuma carta na mesa |
-100 |
NA TRANCA
Descrição |
Valor |
Qualquer carta |
10 |
Três vermelho, com uma canastra limpa * |
100 |
Três vermelho, sem ter canastra limpa * |
-100 |
Canastra Suja |
100 |
Canastra Limpa |
200 |
Ter feito a segunda batida |
200 |
Não ter pego o morto |
-100 |
Jogador não pôs nenhuma carta na mesa |
-100 |