Jogo de Mexe-Mexe

A imagem acima é um exemplo de tela do jogo de Mexe-Mexe com os seus elementos de interação com o usuário. Abaixo há uma descrição de cada uma das partes da tela de jogo.

1. Mesa de jogo
Nesta região são dispostas as combinações de cartas postas na mesa. Não há divisão entre as combinações de cada jogador, isto é, as combinações na mesa são comuns a todos os jogadores.

Ao redor da mesa estão os nomes de cada jogador, suas carinhas de estado (Emoticons),  indicação do estado atual da conexão de cada um  (verde = rápida, amarelo = normal e vermelho = lenta) e a quantidade de cartas que têm.  

2. Placar
O placar é exibido sempre que se termina uma partida ou a qualquer momento que você clicar no botão "PLACAR" (5). Ele apresenta o total de pontos acumulado até o momento por cada jogador e o quanto foi ganho em cada partida.

3. Monte (Baralho da Mesa)
Na sua vez de jogar, você pode comprar uma carta do monte simplesmente clicando nesta área.

4. Botões
Nesta área ficam o botão "PLACAR" que abre o placar de jogo para ser visto e o botão "ORGANIZAR" que automaticamente organiza suas cartas (6) de acordo com o naipe e em ordem crescente de valor.

Neste local também aparece o botão "ENCERRAR" a jogada que deve ser clicado quando você não tem mais movimento a fazer nas cartas da mesa. Este botão só aparece depois de você ter alterado a mesa, inserindo nova carta ou mudando uma de lugar. A partir deste momento não se pode mais comprar a carta do monte na sua vez. Você pode deixar o seu tempo de jogada estourar com a mesa num estado inválido por até 2 vezes. Neste caso, sua jogada será totalmente desfeita e você receberá uma ou três cartas do monte como punição, dependendo da configuração de criação da sala. Na terceira vez você é expulso da partida.

5. Suas cartas
As cartas que estão em sua mão são exibidas nesta região. Você pode organizá-las manualmente, para isso basta clicar numa e arrastá-la até a posição desejada nesta área. A medida que você move a carta, as demais vão se movendo sozinhas para indicar o local em que sua carta será disposta. Quando você tem muitas cartas (mais de 20), fica impossível ver o valor e naipe de todas ao mesmo tempo nesta região. Porém, ao passar o mouse sobre as cartas elas automaticamente se ajeitam para exibir seu valor.

Do mesmo modo, para por uma carta na mesa, basta arrastá-la até a posição desejada, na metade de baixo da mesa. Você pode soltá-la em cima de um grupo de cartas já na mesa. Se for possível por a nova carta na seqüência, ela entrará automaticamente no local correto, verticalmente lado a lado. Se a combinação na mesa já for uma Canastra (7 ou mais cartas), a última carta do grupo é disposta horizontalmente.

Se na sua vez de jogar seu tempo limite estourar, todas as cartas que você pôs na mesa nesta jogada voltam para sua mão, uma delas é aleatoriamente descartada e a vez passa para o jogador seguinte.

6. Botões de faces - Emoticons
Um jogador, mesmo que não seja sua vez de jogar, pode clicar nos botões deste controle para enviar a todos da mesa um ícone chamado emoticon. A princípio eles são usados para representar algum estado de ânimo seu no momento, com alguma ação ou resultado do jogo. Mas também podem ser bastante úteis como por exemplo, passar aos rivais dicas falsas da qualidade de sua mão e assim tentar manipular as decisões deles.

Ao ser clicado, o emoticon aparece por alguns segundos na tela de todos da mesa, jogadores e espectadores. Ele sempre aparece ao lado do nome do jogador que o clicou. Por isso, fique atento para não perder nenhum de vista!