A imagem acima é exemplo de tela do jogo de Poker com os seus elementos de interação com o usuário. Abaixo estão descritas cada uma de suas partes.
1. Mesa de jogo
Nesta região são apresentados os seguintes elementos:
• as cartas do baralho virado de costas.
• as cartas comunitárias na mesa no caso do Poker Texas Hold'em.
• os jogadores em roda na seqüência correta de jogo.
• quantidade de dinheiro virtual que cada jogador tem no momento.
• quantidade de dinheiro apostado na mesa na rodada corrente.
• as cartas viradas de cada jogador da mesa.
• indicação do jogador que deve tomar a ação da vez, como trocar cartas ou apostar.
• indicação de quem começou a rodada atual (pequeno disco branco).
• avisos gerais como a mão de cada um (Par, Trinca, Flush, Quadra e etc) e avisos de resultado de final de partida.
• carinhas de estado e dicas de cada jogador - Emoticons.
• indicação do estado atual da conexão de cada jogador (verde = rápida, amarelo = normal e vermelho = lenta).
2. Suas cartas
Nesta área são apresentas as cartas que estão na mão do jogador.
No Poker Texas Hold'em são só duas e elas não são clicáveis e nem arrastáveis.
Já no Poker Fechado são cinco e elas podem ser arrastadas entre si para organizar melhor. Na fase de trocas de cartas pode-se também clicar em cada uma dela para marcar e desmarcar quais serão trocadas. Uma carta marcada para trocar fica colorida em tom verde.
3. Tempo de jogada e indicação de vez
Cada lance do jogo é limitado por um contador de tempo que é exibido aqui. Ele sempre aparece ao lado do jogador da vez, com um emoticon de "pensamento" ao lado.
Ao chegar a zero é considerado como um estouro de tempo e uma ação automática é feita para passar a vez ao próximo jogador. No terceiro estouro de tempo o jogador é expulso da partida.
4. Botões de jogo
Nesta área são apresentados os botões de ações possíveis na sua vez de jogar. Os botões existentes são:
• Apostar!
• Desistir!
• Trocar!
A cada ação selecionada, ela é apresentada aos outros jogadores na mesa, acompanhada por uma locução.
5. Botões de faces - Emoticons
Um jogador, mesmo que não seja sua vez de jogar, pode clicar nos botões deste controle para enviar a todos os da mesa, parceiro e rivais, um ícone chamado emoticon.
A princípio eles são usados para representar algum estado de ânimo seu no momento, com alguma ação ou resultado do jogo.
Mas também podem ser bastante úteis como por exemplo, passar aos rivais dicas falsas da qualidade de sua mão e assim tentar manipular as decisões deles.
Ao ser clicado, o emoticon aparece por alguns segundos na tela de todos da mesa, jogadores e espectadores. Ele sempre aparece ao lado do nome do jogador que o clicou. Por isso, fique atento para não perder nenhum de vista!
6. Definição do valor da aposta
Neste canto, na sua vez, o controle de aposta é apresentado. Nele há um botão arrastável de scroll horizontal no qual você define o valor da sua aposta entre o mínimo da mesa (inicial de $10) e o máximo que você tem em mãos. Se você mantiver no nível atual, ao clicar em "Apostar!" você simplesmente estará cobrindo a aposta da mesa. Se você arrastar o botão para direita e clicar em "Apostar!", você estará aumentando a aposta da mesa.
As apostas às cegas do Texas Hold'em (small blind e big blind) são fixas em $10 e $20 respectivamente. Neste caso, este controle também é fixo e não se pode arrastar o botão para se definir outros valores.
Final de jogo - Limpar a mesa
Quando um jogador termina uma rodada como vencedor ele recebe todo o dinheiro apostado na mesa. Caso nenhum de seus rivais tenha mais dinheiro consigo, ele é declarado vencedor da partida.
Se não for uma partida amistosa acontece então o fluxo de pontos de ranking, que em termos numéricos não tem nada a ver com a quantidade de dinheiro ganho ou com quantas rodadas foram jogadas.
A quantidade de dinheiro inicial é definida no quadro de parâmetros específicos de criação da sala. Apesar de não influenciar na quantidade de pontos de ranking ganhos, é importante configurar este valor de acordo com seu interesse.
Um valor maior tende a deixar o jogo mais longo e diminui a chance de você perder por azar em poucas rodadas. Um jogo com quantia inicial baixa tende a durar menos tempo para terminar o que é atraente para alguns.
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