O jogo |
Esta é uma tela padrão de qualquer um dos jogos de Sinuca. É a partir dela que você toma suas ações a cada etapa de um turno de jogo e também assiste ao que o outro jogador está fazendo em sua vez. Basicamente ela é composta pelas seguintes partes: 1. Menu e Informações
• Nível médio: retira todos os modelos 3D da cena que não fazem parte da mesa, apenas durante a simulação da tacada. As bolas são em alta definição. • Nível alto: exibe a todo momento todos os modelos da cena 3D e as bolas são em alta definição. • Ajuste de Qualidade
• Nível médio: Usa texturas de modelos com qualidade menor e sem antiAliasing durante a simulação, mas durante a definição da tacada fica em alta qualidade. • Nível alto: Usa texturas de modelos com qualidade superior e com antiAliasing. • Tipo de Controle de Tacada e
• Avançado: Ajusta a forma de se definir a tacada através da definição de cada parâmetro, um a um, por partes, desde direção, força e ponto de contato, com precisão maior e com vista em perfil 3D ajustável. Na parte de superior esquerda é apresentado o número da sala em que o jogo ocorre. Ao clicar com o mouse sobre o nome dos outros jogadores, o quadro de info de jogador é apresentado. 2. Área de elementos de jogo 3. Área de controles de jogo
• Movimento vertical do mouse: Define a força da tacada que é exibida numa barra colorida nesta área. • Movimento horizontal do mouse: Define a direção da tacada em 360º no eixo vertical da mesa. • Clique do mouse ou tecla de espaço: Realiza a tacada de acordo com os parâmetros definidos acima. • /: Alterna entre câmera 3D (em perspectiva) ou 2D (vista de cima). • CONTROLE AVANÇADO: Indicado para usuários experientes por ter maior precisão nos parâmetros, porém mais complexo de se usar.
• Tecla "S": Ativa e desativa o modo de escolha de ponto de contato do taco com a bola. Movendo-se o mouse na vertical e horizontal move a marcação de contato na bola tacadeira, até se clicar com o mouse. • Tecla "D": Ativa e desativa o modo de impulsão do taco para definir a força movimentando-se na vertical o mouse. O clique do mouse nesta situação realiza a tacada. • Tecla "Z": Ativa e desativa o modo de zoom da câmera, que aproxima ou afasta o foco da câmera sobre a bola branca de acordo com a movimentação vertical do mouse até o clique do mouse ocorrer. Só permitido no modo de câmera 3D. • Tecla "X": Muda temporariamente para a câmera 2D, acima da mesa, enquanto a tecla "X" se manter pressionada. Depois, volta automaticamente para a câmera 3D. Só permitido no modo de câmera 3D. • Tecla "C": Ativa a câmera 2D. • Tecla "V": Ativa a câmera 3D. • Botão esquerdo do mouse: Se nenhum estado acima estiver ativo, pode-se clicar e arrastar com o botão esquerdo do mouse para girar a mesa, mudando-se assim rapidamente a direção da tacada. Não é indicado para fazer a mira fina da tacada (use a tecla "A" para isso) e sim para fazer um giro rápido na direção do taco. • Botão direito do mouse: Muda entre as diferentes fases de definição da tacada (nada -> "A" -> "S" -> "D" -> nada). • Teclas de setas direcionais: Realizam um movimento mínimo do mouse na direção da seta. Pode ser útil para ajustes finos dos parâmetros da tacada. • Tecla de espaço: Representa um clique do botão esquerdo do mouse. Durante a execução da tacada pode-se mudar para a câmera 2D com a tecla "C", se a câmera 3D é a ativa. O contrário não é possível. Perceba que apesar do modo de controle avançado ter bem mais opções de controle, ainda assim é possível realizar toda a sua tacada sem usar o teclado, só com o mouse. Para isso basta alternar entre cada um dos parâmetros da tacada com o botão direito do mouse e quando estiver no estado "D" clicar com o botão esquerdo do mouse para realizar a simulação. Veja em resumo como funciona:
• Clique com o botão direito (ativa o estado "A") e faça a mira fina. • Clique com o botão direito (ativa o estado "S") e defina o ponto de contato do taco na bola. • Clique com o botão direito (ativa o estado "D") e defina a força da tacada. • Clique com o botão esquerdo para realizar a tacada. A força da tacada pode ser visualizada pela barra . Um cronômetro de centésimos de segundo é exibido nesta área durante a simulação da tacada. Ele serve para indicar a evolução da simulação no tempo. Quando sua cor fica alaranjada indica que a simulação está mais lenta que a passagem do tempo, ou seja, a simulação está atrasando já que o processamento das contas matemáticas da física em sua máquina não é rápido o suficiente. Esses atrasos não influenciam no resultado final da simulação, apenas pioram a qualidade visual da animação, tirando um pouco da sensação de realidade dela. Durante a simulação da tacada alguns avisos são exibidos, marcando o que ocorreu. Veja alguns exemplos abaixo:
• Indica que a bola da vez foi corretamente encaçapada. • Indica que uma bola errada foi encaçapada ou que a tacadeira bateu primeiro numa bola errada. • Indica que a bola caiu para fora da mesa. • Indica que ocorreu uma falta de qualquer tipo. • Indica que a vez foi passada para o outro jogador, isto é, não houve tacada legalmente. Em alguns jogos, após a falta de um jogador, o adversário pode escolher por passar a vez de volta ao rival, clicando no botão . 4. Janela de chat e eventos 5. Indicação de FPS do 3D Estouro de tempo Fim de jogo Também é possível vencer o jogo devido à ausência do outro adversário, sem que ele possa ainda voltar à partida. OBS: No final de partida que vale pontos no ranking é possível visualizar na área de chat os pontos recebidos ou perdidos pelos jogadores. |