O jogo

Esta é uma tela padrão de qualquer um dos jogos de Sinuca. É a partir dela que você toma suas ações a cada etapa de um turno de jogo e também assiste ao que o outro jogador está fazendo em sua vez. Basicamente ela é composta pelas seguintes partes:

1. Menu e Informações
Na parte superior da tela estão os botões de menu de ações , menu de informações , menu de opções e os botões de ajuda e sair da partida.

O menu de ações do jogo tem mais itens ativos durante uma partida do que normalmente há nas telas de sala de chat do jogo. Um item que há em todos os jogos é o de . Somente o jogador ativo da jogada é que pode clicar neste botão. Ao fazer isso, é feito um pedido de anulação da partida ao outro jogador presente na mesa. Este tem então 30 segundos para responder, aceitando ou não o pedido. Se não responder no tempo, é considerado a negativa. Apenas se ele responder é que a partida é imediatamente anulada e não se faz registro dela em nenhum dos históricos dos jogadores. Os dados de info de jogador também não são alterados.

Os itens de menu que estão em todos os jogos são os seguintes:

    • Ajuste de Poligonagem
      Nível baixo: retira todos os modelos 3D da cena que não fazem parte da mesa e durante a simulação da tacada usa bolas com baixa resolução.
      Nível médio: retira todos os modelos 3D da cena que não fazem parte da mesa, apenas durante a simulação da tacada. As bolas são em alta definição.
      Nível alto: exibe a todo momento todos os modelos da cena 3D e as bolas são em alta definição.

    • Ajuste de Qualidade
      Nível baixo: Usa texturas de modelos com qualidade menor e sem antiAliasing.
      Nível médio: Usa texturas de modelos com qualidade menor e sem antiAliasing durante a simulação, mas durante a definição da tacada fica em alta qualidade.
      Nível alto: Usa texturas de modelos com qualidade superior e com antiAliasing.

    • Tipo de Controle de Tacada e
      Simples: Ajusta a forma de se definir a tacada através de um único clique de mouse, com vista da mesa por cima, fixa.
      Avançado: Ajusta a forma de se definir a tacada através da definição de cada parâmetro, um a um, por partes, desde direção, força e ponto de contato, com precisão maior e com vista em perfil 3D ajustável.

Na parte de superior esquerda é apresentado o número da sala em que o jogo ocorre. Ao clicar com o mouse sobre o nome dos outros jogadores, o quadro de info de jogador é apresentado.

2. Área de elementos de jogo
Nesta área são apresentados os elementos 3D do jogo em si, como mesa, bolas, taco, buracos e itens de cenário 3D.

3. Área de controles de jogo
Nesta área está a maioria dos controles para definir sua tacada de sinuca. Existem 2 modos de controle: o simples e o avançado. Dependendo da forma selecionada no menu de opções , os controles mudam nesta áreas.

CONTROLE SIMPLES:

Indicado para iniciantes por facilidade de jogo, mas é mais imprecisa.

    Bola branca: Nesta bola você pode definir clicando no ponto em que deseja que aconteça o contato do taco na bola tacadeira.

    Movimento vertical do mouse: Define a força da tacada que é exibida numa barra colorida nesta área.

    Movimento horizontal do mouse: Define a direção da tacada em 360º no eixo vertical da mesa.

    Clique do mouse ou tecla de espaço: Realiza a tacada de acordo com os parâmetros definidos acima.

    /: Alterna entre câmera 3D (em perspectiva) ou 2D (vista de cima).

CONTROLE AVANÇADO:

Indicado para usuários experientes por ter maior precisão nos parâmetros, porém mais complexo de se usar.
    Tecla "A": Ativa e desativa o modo de mira fina. O movimento horizontal do mouse muda a direção com mais precisão, até o clique do mouse.

    Tecla "S": Ativa e desativa o modo de escolha de ponto de contato do taco com a bola. Movendo-se o mouse na vertical e horizontal move a marcação de contato na bola tacadeira, até se clicar com o mouse.

    Tecla "D": Ativa e desativa o modo de impulsão do taco para definir a força movimentando-se na vertical o mouse. O clique do mouse nesta situação realiza a tacada.

    Tecla "Z": Ativa e desativa o modo de zoom da câmera, que aproxima ou afasta o foco da câmera sobre a bola branca de acordo com a movimentação vertical do mouse até o clique do mouse ocorrer. Só permitido no modo de câmera 3D.

    Tecla "X": Muda temporariamente para a câmera 2D, acima da mesa, enquanto a tecla "X" se manter pressionada. Depois, volta automaticamente para a câmera 3D. Só permitido no modo de câmera 3D.

    Tecla "C": Ativa a câmera 2D.

    Tecla "V": Ativa a câmera 3D.

    Botão esquerdo do mouse: Se nenhum estado acima estiver ativo, pode-se clicar e arrastar com o botão esquerdo do mouse para girar a mesa, mudando-se assim rapidamente a direção da tacada. Não é indicado para fazer a mira fina da tacada (use a tecla "A" para isso) e sim para fazer um giro rápido na direção do taco.

    Botão direito do mouse: Muda entre as diferentes fases de definição da tacada (nada -> "A" -> "S" -> "D" -> nada).

    Teclas de setas direcionais: Realizam um movimento mínimo do mouse na direção da seta. Pode ser útil para ajustes finos dos parâmetros da tacada.

    Tecla de espaço: Representa um clique do botão esquerdo do mouse.
As teclas de estado "A", "S", "D", "Z" e "X" são mutuamente exclusivas entre si e quando ativadas ficam marcadas em vermelho nesta área. As "C" e "V" são marcadas em verde e são mutuamente exclusivas entre si.
Durante a execução da tacada pode-se mudar para a câmera 2D com a tecla "C", se a câmera 3D é a ativa. O contrário não é possível.

Perceba que apesar do modo de controle avançado ter bem mais opções de controle, ainda assim é possível realizar toda a sua tacada sem usar o teclado, só com o mouse. Para isso basta alternar entre cada um dos parâmetros da tacada com o botão direito do mouse e quando estiver no estado "D" clicar com o botão esquerdo do mouse para realizar a simulação. Veja em resumo como funciona:
    • Clique e arraste com o botão esquerdo do mouse para girar o taco.
    • Clique com o botão direito (ativa o estado "A") e faça a mira fina.
    • Clique com o botão direito (ativa o estado "S") e defina o ponto de contato do taco na bola.
    • Clique com o botão direito (ativa o estado "D") e defina a força da tacada.
    • Clique com o botão esquerdo para realizar a tacada.
Assim em poucos segundos você faz uma tacada bem precisa. Treine e se especialize nesta forma de controle para ter resultados ótimos!

A força da tacada pode ser visualizada pela barra .

Um cronômetro de centésimos de segundo é exibido nesta área durante a simulação da tacada. Ele serve para indicar a evolução da simulação no tempo. Quando sua cor fica alaranjada indica que a simulação está mais lenta que a passagem do tempo, ou seja, a simulação está atrasando já que o processamento das contas matemáticas da física em sua máquina não é rápido o suficiente. Esses atrasos não influenciam no resultado final da simulação, apenas pioram a qualidade visual da animação, tirando um pouco da sensação de realidade dela.

Durante a simulação da tacada alguns avisos são exibidos, marcando o que ocorreu. Veja alguns exemplos abaixo:
    Indica que a tacadeira bateu na bola da vez primeiro.
    Indica que a bola da vez foi corretamente encaçapada.
    Indica que uma bola errada foi encaçapada ou que a tacadeira bateu primeiro numa bola errada.
    Indica que a bola caiu para fora da mesa.
    Indica que ocorreu uma falta de qualquer tipo.
    Indica que a vez foi passada para o outro jogador, isto é, não houve tacada legalmente.

Em alguns jogos, após a falta de um jogador, o adversário pode escolher por passar a vez de volta ao rival, clicando no botão .

4. Janela de chat e eventos
Nesta área são apresentadas as mensagens de chat enviadas pelos participantes do jogo ou espectadores. Além disso, é usada para registrar os principais eventos do jogo. Estes eventos são apresentados em cor amarela e sempre começam com '<<<'. Quando um dos jogadores sai do jogo antes do fim da partida, o computador assume seu lugar colocando o seu nome entre parêntesis. Também há indicação quando um jogador se torna ausente mas pode voltar ou quando ele retorna no meio da partida.

5. Indicação de FPS do 3D
Para te auxiliar a ter o melhor desempenho nas animações de tacadas 3D, sem que estas fiquem muito lentas ou quebradas (truncadas), é exibido nesta área o valor de FPS atual do jogo (frames ou quadros por segundo). Quanto maior esta medida, melhor, isto é, mais suave está a animação da tacada.

O valor mínimo desejado é cerca de 15 FPS. Em máquinas lentas é possível que o FPS caia bastante durante as tacadas. Para resolver isso, diminua os níveis de poligonagem e qualidade do 3D pelos menus e . Tente equilibrar desempenho com qualidade visual do jogo para maximizar sua experiência de jogo. Usando a medida de FPS, esta tarefa fica mais fácil.

Estouro de tempo
Todas as jogadas tem limite de tempo para o jogador definir uma ação. O tempo restante é apresentado num contador decrescente na tela. Este limite existe para evitar que um jogador "trave" o jogo por não fazer nenhuma ação. Sempre que o tempo do contador chega a zero é considerado como estouro de tempo e normalmente ou a vez passa para o próximo jogador, ou acontece uma jogada aleatória ou o mesmo jogador ganha mais uma chance de jogar com o tempo limitado.

No terceiro estouro de tempo de um mesmo jogador numa mesma partida ele é automaticamente expulso da partida sem poder retornar.

Fim de jogo
Quando um dos jogadores vence o objetivo do jogo, este termina automaticamente. Aparece então para cada participante uma mensagem indicando quem venceu. Deve-se então aguardar o envio dos resultados para o servidor e quando surge o botão "OK", a única ação possível é clicá-lo, terminando a fase de jogo e voltando para a tela de montagem de jogos. Assim, ao fim da partida, todos são conduzidos invariavelmente para uma nova montagem de jogo.

Também é possível vencer o jogo devido à ausência do outro adversário, sem que ele possa ainda voltar à partida.

OBS: No final de partida que vale pontos no ranking é possível visualizar na área de chat os pontos recebidos ou perdidos pelos jogadores.