Resumo do Dominó de Duplas Multiplayer do Gametrack
Introdução:
O jogo de dominó de duplas do
Gametrack é um jogo para 4 participantes, formando 2
duplas.
Cada jogador senta-se alternadamente
lado a lado na mesa de jogo de tal forma a ficar de frente a seu par, com os 2
jogadores da dupla rival, um a sua esquerda e outro a sua direita.
Cada um dos quatro jogadores recebe 7 peças, que mantém escondida dos
olhos dos adversários.
Inicia o jogo quem tiver o duplo-6 (peça com o numero 6 nas suas duas
metades), também conhecida como "carroça".
A partir de quem iniciou, cada jogador, em ordem horária, colocará uma
peça que se encaixe em uma das "pontas" da cadeia que vai se formando com as
peças que vão sendo colocadas.
Se alguém não tiver peça a colocar, "passa" sua vez ao jogador
seguinte.
Vence a rodada quem se livrar de todas as suas peças na
mão.
No caso do jogo ficar "travado", isto é, não houver possibilidade de
ninguém colocar peças, contam-se os pontos nas mãos de cada jogador. Vence então
aquele que tiver o menor número de pontos na mão.
O vencedor da rodada ganha uma determinada quantidade de pontos de acordo
com a regra utilizada, seja por tipo de batida final ou por soma das peças da
dupla rival.
Por ser um jogo de duplas, deve-se somar os pontos que cada membro da dupla fez. A partida vai até um limite de pontos estabelecido na montagem da sala. Vence o jogo a dupla que primeiro chegar a este limite.
Regras de
Pontuação:
Quando se joga por forma de batida final, usa-se o seguinte critério de
pontuação:
Batida Simples
1
ponto
Bater com a peça que
contenha um número em qualquer uma das extremidades.
Batida Carroção
2
pontos
Bater o jogo com uma Carroça
(peça com o mesmo número nas duas metades).
Batida Lá e Lô
3
pontos
Bater o jogo com uma peça
que contenha os mesmos números das extremidades das peças da
mesa.
Batida Cruzada
4
pontos
Bater o jogo com uma Carroça
que contenha os mesmos números das extremidades das peças da
mesa.
Regras de desempate em mesa
travada:
Se a mesa ficar trancada, a vitória será dada à dupla que tiver a menor
soma de pontos nas mãos dos dois jogadores.
Se mesmo assim empatar, a dupla do jogador que trancou a mesa
perde.
Essa vitória vale um ponto, ou dois se a mão estava com valor
dobrado por 4 carroças da mão anterior. Se for ganho por contagem de pontos, ganha-se o normal.
Comentários:
. Na primeira rodada, quem começa pegando as peças é escolhido
aleatoriamente e automaticamente entre os 4 participantes. Não há vantagem
alguma em ser o primeiro ou o último a escolher as peças, dado que a chance de
se pegar o 6:6 na sorte é estatisticamente a mesma.
. O último a pegar suas peças, ao clicar em qualquer uma delas, todas as
demais são pegas automaticamente afinal não há o que se
escolher.
. Sempre que uma rodada começa por quem tem o 6:6, esta peça é jogada
automaticamente, sem intervenção do jogador. Isto acontece nas rodadas de jogo
com opção de regra de sempre iniciar pelo 6:6 ou na primeira rodada de qualquer
opção.
. Ao se clicar em uma peça que cabe em qualquer uma das duas pontas, as
peças das pontas da mesa ficam habilitadas para se clicar. O jogador então deve
clicar numa das duas para escolher o lado em que sua peça vai
encaixar.
. Ao fim da mão, o resultado da partida é exibido por 8 segundos e então
se inicia a próxima mão. Se houver apresentação das peças das mãos dos
jogadores, o tempo também é de 8 segundos para cada um ver. Depois se inicia a
próxima mão automaticamente, sem intervenção de nenhum dos
jogadores.
. A carroça sempre é posta na mesa virada perpendicularmente à direção
que a fileira segue, mesmo nas curvas onde a fileira sobe ou desce.
. Caso algum jogador inicie com 4 carroças na mão, a rodada é invalidada
e inicia-se a uma nova partida que valerá o dobro de pontos.
. Caso o jogador pegue 5 carroças na mão, sua dupla ganhará 01 ponto (25
pontos se for contagem de pontos por peças).
. Caso o jogador pegue 6 ou 7 carroças, sua dupla vencerá o jogo de
imediato (fato este muito raro).
. O botão de "Passar a vez" só aparece se o jogador não tiver nenhuma
peça que possa jogar na mesa na sua vez.
. No começo de cada rodada, o botão "Pegar Agora" pega as primeiras peças
da mesa que faltam para completar 7 peças na mão do
jogador.
. Use os ícones de carinhas (emoticons) para passar sinais e dicas sobre
sua mão para seu parceiro. Mas atenção, a dupla rival também vê os
sinais!
. A setinha indica qual é o jogador da vez.
. A área de mensagens de jogo (logo abaixo do nome do jogador) pode ficar
com 3 cores diferentes: amarela é para avisos normais de jogo, vermelho indica
mensagem de erro (exemplo: jogar uma peça inválida) e verde indica resultado de
fim de rodada com ganho de pontos.
. O placar estático no canto inferior direito indica quantos pontos cada
um dos jogadores já fez até o momento e o somatório por dupla. Na estrelinha é
indicado o limite de pontos para se vencer o jogo.
. Quando a opção de jogo "Aceita fechar sempre" está desligada, um
jogador só pode jogar uma peça que trave a mesa se ele não tiver nenhuma outra
jogada válida em mãos que não trave a mesa também. Ou seja, só pode travar o
jogo de forma natural e não de forma deliberada.
Bom divetimento!