Jogo de Xadrez e Damas |
A imagem acima é exemplo de tela do jogo de Xadrez ou Damas com os seus elementos de interação com o usuário. Abaixo estão descritas cada uma de suas partes. 1. Mesa de jogo
• as peças de cada jogador . • animações de movimentação das peças, tomadas e promoções. • indicação da vez de quem está para jogar (setinha à esquerda). • indicação de qual lado é das brancas e qual é das pretas (botão branco ou preto à esquerda do tabuleiro) • o nome dos 2 jogadores da partida. • carinhas de estado e dicas de cada jogador - Emoticons. • indicação do estado atual da conexão de cada jogador (verde = rápida, amarelo = normal e vermelho = lenta). Na sua vez de jogar, para se mover uma peça com movimento válido basta clicar nela. A peça ficará marcada em azul e as possíveis casas de destino (jogadas válidas) são indicadas em azul sobre o tabuleiro. Ao se clicar em uma delas o movimento é completado. A tomada de peça é realizada na animação do movimento. No caso de Damas, se for possível continuar com a jogada (tomada em cadeia), a peça movida continuará em azul e as novas opções de destino são apresentadas em azul no tabuleiro. Deve-se continuar com o movimento até completar toda a jogada. De acordo com a configuração de abertura da sala, as indicações de movimentos válidos para a peça selecionada não serão visíveis e o próprio jogador terá que clicar na casa de destino sem dica alguma. Outra opção de sala evita que após selecionada uma peça para mover, o jogador possa se arrepender e escolher outra, sem completar o movimento da peça selecionada antes. 2. Tempo de
jogada Ao clicar no relógio ele muda entre o modo digital e analógico. No modo digital, quando não é a sua vez de jogar, é indicado quanto tempo de jogo já passou ao todo. No modo analógico, quando não é sua vez de jogar, mostra-se o ponteiro do relógio regredindo, contando o tempo que falta para se completar o lance, assim como é na sua vez de jogar. 3. Histórico de
jogadas A primeira é um visualizador do estado do tabuleiro a cada lance da partida. É possível avançar e voltar entre as etapas da partida usando as 4 setinhas que ficam em cima. Entre elas é apresentado o índice do estado atualmente exibido no visualizador abaixo. Ao clicar no tabuleiro do visualizador, ativa-se ou desativa-se a grade de marcação de colunas [A, J] e linhas [0, 9] do tabuleiro. A segunda parte é uma anotação em texto que exibe o índice da jogada, quem a fez (preto ou branca), marcações do movimento (coluna de origem [A, J], linha de origem [0, 9] : coluna de destino [A, J], linha de destino [0, 9]) e por fim marcações de extensão a respeito do movimento. Para saber o que significa cada marcação de extensão, basta passar o mouse sobre a letra desejada. Abaixo está a legenda completa:
No menu de ações é possível copiar o texto de histórico de jogadas da partida para a área de transferência (clipboard) do Windows. 4. Contador de peças
tomas 5. Quadro de Avisos e
Ações Algumas decisões de jogo também são definidas nesta área, como o caso de aceitar ou não uma proposta de empate ou de confirmar a sua declaração de derrota. Quando se chega a promover um peão, deve-se escolher nesta região para qual peça será promovida: Dama, Cavalo, Bispo ou Torre. Os estados de Xeque e Xeque-Mate também são exibidos nesta área, acompanhados por uma locução. 6. Botões de faces - Emoticons 7. Emoticon exibido |