Jogo de Xadrez e Damas

A imagem acima é exemplo de tela do jogo de Xadrez ou Damas com os seus elementos de interação com o usuário. Abaixo estão descritas cada uma de suas partes.

1. Mesa de jogo
Nesta região são apresentados os seguintes elementos:

    • o tabuleiro de 64 ou 100 casas.
    • as peças de cada jogador .
    • animações de movimentação das peças, tomadas e promoções.
    • indicação da vez de quem está para jogar (setinha à esquerda).
    • indicação de qual lado é das brancas e qual é das pretas (botão branco ou preto à esquerda do tabuleiro)
    • o nome dos 2 jogadores da partida.
    • carinhas de estado e dicas de cada jogador - Emoticons.
    • indicação do estado atual da conexão de cada jogador (verde = rápida, amarelo = normal e vermelho = lenta).

Na sua vez de jogar, para se mover uma peça com movimento válido basta clicar nela. A peça ficará marcada em azul e as possíveis casas de destino (jogadas válidas) são indicadas em azul sobre o tabuleiro. Ao se clicar em uma delas o movimento é completado. A tomada de peça é realizada na animação do movimento. No caso de Damas, se for possível continuar com a jogada (tomada em cadeia), a peça movida continuará em azul e as novas opções de destino são apresentadas em azul no tabuleiro. Deve-se continuar com o movimento até completar toda a jogada.

De acordo com a configuração de abertura da sala, as indicações de movimentos válidos para a peça selecionada não serão visíveis e o próprio jogador terá que clicar na casa de destino sem dica alguma. Outra opção de sala evita que após selecionada uma peça para mover, o jogador possa se arrepender e escolher outra, sem completar o movimento da peça selecionada antes.

2. Tempo de jogada
Cada lance do jogo é limitado por um contador de tempo que é exibido aqui.

Ao chegar a zero é considerado como um estouro de tempo e um novo limite de tempo completo é dado ao jogador. No terceiro estouro de tempo, não necessariamente consecutivo, o jogador é expulso da partida.

Ao clicar no relógio ele muda entre o modo digital e analógico. No modo digital, quando não é a sua vez de jogar, é indicado quanto tempo de jogo já passou ao todo. No modo analógico, quando não é sua vez de jogar, mostra-se o ponteiro do relógio regredindo, contando o tempo que falta para se completar o lance, assim como é na sua vez de jogar.

3. Histórico de jogadas
Cada lance da partida é anotado neste histórico. Ele é composto por duas partes. 

A primeira é um visualizador do estado do tabuleiro a cada lance da partida. É possível avançar e voltar entre as etapas da partida usando as 4 setinhas que ficam em cima. Entre elas é apresentado o índice do estado atualmente exibido no visualizador abaixo. Ao clicar no tabuleiro do visualizador, ativa-se ou desativa-se a grade de marcação de colunas [A, J] e linhas [0, 9] do tabuleiro.

A segunda parte é uma anotação em texto que exibe o índice da jogada, quem a fez (preto ou branca), marcações do movimento (coluna de origem [A, J], linha de origem [0, 9] : coluna de destino [A, J], linha de destino [0, 9]) e por fim marcações de extensão a respeito do movimento. Para saber o que significa cada marcação de extensão, basta passar o mouse sobre a letra desejada. Abaixo está a legenda completa:

LEGENDAS DE MARCADORES DE EXTENSÃO NO XADREZ:

*: indica captura de peça
E: indica pedido de empate proposto
X: indica estado de Xeque
V: indica fim de jogo com Xeque Mate
R: indica movimento de Roque
t: indica promoção de peão a Torre
c: indica promoção de peão a Cavalo
b: indica promoção de peão a Bispo
d: indica promoção de peão a Dama (Rainha)

LEGENDAS DE MARCADORES DE EXTENSÃO NO DAMAS:

*: indica captura de peça
T: indica peça tomada em cadeia
P: indica promoção de peça a Dama
E: indica pedido de empate proposto
V: indica fim de jogo com vitória 

No menu de ações é possível copiar o texto de histórico de jogadas da partida para a área de transferência (clipboard) do Windows.

4. Contador de peças tomas
Nesta área é apresentada a contagem de peças tomadas de cada um dos jogadores, agrupadas pelo tipo.

5. Quadro de Avisos e Ações
Nesta área são apresentados os avisos de jogo, como quantas vezes o estado atual do tabuleiro se repetiu, a quantas jogadas não ocorre tomada ou movimento de peça (peão) e se será pedido empate após a jogada atual ou não.

Algumas decisões de jogo também são definidas nesta área, como o caso de aceitar ou não uma proposta de empate ou de confirmar a sua declaração de derrota. Quando se chega a promover um peão, deve-se escolher nesta região para qual peça será promovida: Dama, Cavalo, Bispo ou Torre.

Os estados de Xeque e Xeque-Mate também são exibidos nesta área, acompanhados por uma locução.

6. Botões de faces - Emoticons
Um jogador, mesmo que não seja sua vez de jogar, pode clicar nos botões deste controle para enviar a todos os da mesa, jogadores e espectadores, um ícone chamado emoticon . A princípio eles são usados para representar algum estado de ânimo seu no momento, com alguma ação ou resultado do jogo.

Ao ser clicado, o emoticon aparece por alguns segundos na tela na posição (7) de todos da mesa, jogadores e espectadores. Ele sempre aparece próximo do nome do jogador que o clicou. Por isso, fique atento para não perder nenhum de vista!

7. Emoticon exibido
Local onde os emoticons de cada jogador aparecem durante a partida.