Ranking

O ranking é exibido ao clicar-se no menu e apresenta os 50 primeiros colocados entre todos os jogadores de cada jogo de Tabuleiros e a posição atual do jogador caso ele se encontre entre os 1000 primeiros. Caso contrário ele mostra quantos pontos o jogador tem que fazer para estar entre os 1000 primeiros colocados. Só são considerados no ranking os jogadores que jogaram valendo pontos nos últimos 30 dias.

JOGADORES NÃO ASSINANTES DO GAMETRACK TÊM PONTUAÇÃO LIMITADA A 1800 PONTOS. MESMO NAS SUAS VITÓRIAS, SUA PONTUAÇÃO NO RANKING NÃO AUMENTA NEM PASSA DE 1800. OS DERROTADOS PORÉM CONTINUAM A PERDER SEUS PONTOS.

O ganho e perda de pontos acontece apenas quando um dos jogadores vence o jogo. Se todos os jogadores abandonam a partida, ninguém perde ou ganha pontos pela partida. O mesmo acontece quando todos concordam em anular a partida.

Outros dados dos usuários são atualizados também no fim da partida, como:

    • pontuação
    • nível no ranking (se for o caso)
    • quantidade de vitórias (e empates no caso de Xadrez e Damas)
    • quantidade de jogos jogados
    • grau de desistência: de 0 a 100%, indica o percentual de partidas em que o jogador não jogou até o fim
    • indicação se está punido com o chat travado (*sem chat*)
    • quantidade de punições ativas e recentes (expiraram a menos de 30 dias)

A conta de fluxo de pontos é feita da seguinte forma:


JOGO DE DOMINÓ (INDIVIDUAL E DE DUPLAS)

Todo jogador cadastrado no site começa com 1500 pontos no seu ranking no Dominó.
De acordo com a pontuação acumulada a cada partida, o jogador é classificado em um dos 10 níveis de ranking tabelados abaixo:

   

  • JOGO DE DUPLA
    Calcula-se primeiro o valor de fluxo total de pontos entre um dupla e outra (VT):

    VT = 160 - ((soma_ranking_vencedores - soma_ranking_perdedores) / 25)

    Depois, para cada jogador da dupla vencedora, calcula-se o ganho de pontos assim:

    VAR vencedor = VT * ((soma_ranking_vencedores - ranking_jogador) /
     soma_ranking_vencedores)

    E para cada jogador da dupla perdedora, calcula-se a perda de pontos assim:

    VAR perdedor = VT * (ranking_jogador / soma_ranking_perdedores)

    Depois, para cada jogador da dupla vencedora, calcula-se o ganho de pontos assim:

    VAR vencedor = VT * ((soma_ranking_vencedores - ranking_jogador) /
     soma_ranking_vencedores)

    E para cada jogador da dupla perdedora, calcula-se a perda de pontos assim:

    VAR perdedor = VT * (ranking_jogador / soma_ranking_perdedores)


  • JOGO INDIVIDUAL
    Para cada jogador derrotado na partida, inclusive os que abandonarm o jogo no meio, é feito a seguinte conta:

    VAR = 40 - ((pontuação_vencedor - pontuação_perdedor) / 50)

    O jogador perdedor perde VAR calculado para sua pontuação. O jogador vencedor ganha a somatória de todos os VARs dos perdedores.
    No caso de partidas de apenas 2 jogadores, existe o limite de ganho de pontos por partidas repetidas.
JOGO DE XADREZ E DAMAS

Para nivelar o ranking de pontos do Xadrez e Damas com as fórmulas utilizadas mundialmente, estes jogos possuem excepcionalmente regras de pontuação diferentes da utilizadas nos demais jogos do Gametrack.

Todo jogador cadastrado no site começa com 1600 pontos no seu ranking no Xadrez e Damas.
De acordo com a pontuação acumulada a cada partida, o jogador é classificado em um dos 10 níveis de ranking tabelados abaixo:

   

Em caso de vitória, é feita a seguinte conta:

VAR = 6 - ((pontuação_vencedor - pontuação_perdedor) / 100)

O vencedor ganha VAR e o perdedor perde VAR. Em caso do jogo ser entre jogadores freqüentes, aplica-se o limite de ganho de pontos por partidas repetidas.
No caso de empate, o jogador com o menor pontuação ganha e o de maior perde o VAR:

VAR = ((pontuação_maior - pontuação_menor) / 100)

Veja abaixo outros detalhes importantes sobre o funcionamento do ranking:

NÃO ASSINANTES TÊM GANHO DE PONTOS LIMITADO
JOGADORES NÃO ASSINANTES DO GAMETRACK TÊM PONTUAÇÃO LIMITADA A 1800 PONTOS. MESMO NAS SUAS VITÓRIAS, SUA PONTUAÇÃO NO RANKING NÃO AUMENTA NEM PASSA DE 1800. OS DERROTADOS PORÉM CONTINUAM A PERDER SEUS PONTOS.

QUEM DESISTE DA PARTIDA PERDE MAIS PONTOS
Para desestimular as desistências, todo jogador derrotado que desistir antes do fim da partida, perde 50% a mais no cálculo de fluxo de pontos. Esta pontuação extra é dividida em partes iguais entre os que ficaram presentes até o fim da partida, incluindo os outros derrotados.
Quando restar só um na partida, este recebe apenas metade destes pontos extras.
Se um jogador derrotado ganha mais pontos pela desistência dos outros do que perde pela derrota, seu fluxo de pontos é fixado em -1. Assim, um jogador derrotado nunca aumenta sua pontuação.

DESISTÊNCIA DE JOGADOR EM DUPLA OU EQUIPE VITORIOSA
Um jogador desistente da equipe vencedora nunca recebe pontos pela vitória.
Ao contrário, como punição ele perde 20 pontos que não são transferidos a nenhum jogador.

"Por que quando venço ganho poucos pontos e quando me vencem perco muitos pontos?"
Pelas fórmulas abaixo, pode-se perceber os princípios que usamos ao definir o fluxo de pontos entre o jogador derrotado e o vencedor. Por exemplo, um jogador "A" com pontuação baixa ao ganhar de um jogador "B" com pontuação alta ganha mais pontos do que o contrário, isto é, do que o jogador "B" teria ganho se vencesse o jogador "A". Este princípio tenta compensar a vitória de acordo com o grau de dificuldade da partida, no caso, levando-se em conta o nível dos adversários do vitorioso relativo a este. Por este motivo, é comum os mais desavisados ficarem com a dúvida acima.