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do artigo da Wikipédia "Regras do xadrez".
Regras do
Xadrez
Regras do
Xadrez ou Leis do
Xadrez é o conjunto
de regras que é usado no Jodo de Xadrez e competições correlacionadas. Como o
xadrez é muito antigo, as regras sofreram várias modificações, sendo que as
regras vigentes são ditadas pelo texto aprovado no 75º Congresso da FIDE
realizado em Calviá(Mallorca, Espanha) em outubro de 2004, estando em vigor a
partir de 1º de Julho de 2005.
O objetivo do
jogo é dar xeque-mate ao Rei adversário, ou seja, colocando-o sob ameaça de
captura (xeque), sem que ele tenha como escapar. Para isto, cada jogador conta
com 16 peças, sendo:
Os movimentos
são alternados, sendo que, por convenção, o enxadrista que detém as peças
brancas faz o primeiro lance. Não se pode "passar a vez" ou deixar de
jogar.
O objetivo
secundário do jogo é proteger o próprio Rei, evitando que fique em xeque. É
proibido no jogo colocar o próprio Rei em xeque, ou, quando em xeque, fazer
outra jogada que não tenha por objetivo tirá-lo de xeque.
Estudemos
detidamente o movimento de cada uma dos 6 tipos de peças que compõem o jogo de
xadrez:
Há também
movimentos "extraordinários":
Todas as
peças (com exceção do Cavalo), independente de quantas casas andem, têm seu raio
de ação limitado pelas outras peças, amigas ou inimigas. Caso uma peça amiga
esteja em seu caminho, ela não poderá parar na casa desta peça amiga, ou em
qualquer outra casa que, para chegar nela, deve passar pela casa ocupada. No
caso de uma peça inimiga, ainda não é permitido chegar em uma casa passando pela
casa ocupada, porém, é possível capturar a peça adversária, removendo-a
de jogo e posicionando a peça captora na casa que a peça inimiga
ocupava.
A torre se
movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas
(verticais), não podendo se mover pelas diagonais. Ela pode mover quantas casas
desejar pelas colunas e linhas, porém, apenas em um sentido em cada
jogada.
O bispo se
movimenta nas diagonais, nunca em ortogonais. É "o contrário da torre". Note-se
que na posição inicial há dois bispos para cada jogador, um em casa de cor clara
e o outro em casa de cor escura. Eles não modificam isso durante todo o jogo.
Eles também podem mover-se quantas casas desejarem, porém, assim como a torre,
não podem alterar o sentido do caminho na mesma jogada. É baseado na primitiva
influência do papa sobre o Estado. Andar na diagonal, é baseado nas saídas pelos
cantos do bispo quando as coisas apertavam. Ele tirava mesmo o "corpo fora",
querendo só prestígio de andar com a realeza.
A Dama pode
movimentar-se quantas casas queira, na diagonal, na vertical ou na
horizontal.
Pode se mover
em todas as direções, mas limitado a uma só casa. O Rei pode fazer roque com a
torre sem que ambas tenham sido movimentados, que não tenha nenhuma peça entre
ambas e nenhuma das casas pelas quais o rei irá passar ou ficar está sob ataque,
somente assim podendo ser feito o roque. Pode se capturar qualquer peça
adversária com exceção do rei adversário.
O peão é a
única peça do xadrez que nunca retrocede. Portanto, quando se encontra na
segunda fila [a2-h2 das brancas, a7-h7 das pretas] sempre estará para fazer o
seu primeiro movimento. Nesse caso ele pode "escolher" entre "andar" uma ou duas
casas na mesma coluna. Passou da segunda fila, não mais pode se deslocar duas
casas, mesmo que não o tenha feito antes. No entanto, quando vai capturar uma
peça, seu movimento é diferente: ele desloca-se na diagonal, andando apenas uma
casa, sempre para frente. O peão não pode capturar para trás, e não captura
peças que obstruam o seu caminho. Assim, qualquer peça (inclusive um outro
peão), pode parar a marcha de um peão.
Uma vez que
um peão não anda para trás, caso ele alcance a última fileira do tabuleiro
(fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) o jogador deve promover
seu peão, transformando-o em uma rainha ou sub-promover seu peão na proxima
jogada transformando-o numa torre, num cavalo ou num bispo. O peão pode se
transformar em qualquer das quatro peças, mesmo que haja outras em jogo. É
possível, então, possuir duas ou mais damas, três ou mais torres, ou situações
semelhantes.
Ele pode
andar em "forma de L", ou seja, anda duas casas em linha reta e depois uma casa
para o lado. O Cavalo goza de uma liberdade especial em seu movimento, podendo
pular qualquer peça, inclusive as do adversário. Captura as peças adversárias
que estejam em sua casa de chegada, mas não pode ir para uma casa ocupada por
uma peça amiga.
Este é um
lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é
considerado como um lance de rei apenas.O roque coloca o Rei em segurança e
permite jogo à torre companheira. O roque tem suas variantes: o roque longo,
também chamada de roque do lado da dama e o roque curto, também chamada de roque
do lado do rei. Para se executar ambos move-se o rei duas casas para
qualquer lado na horizontal e move-se a torre para a casa imediatamente
anterior.
Ao se
realizar um roque deve-se observar certas condições que devem ser seguidas para
que o movimento seja válido.São elas:
Obs.: como o
Roque é um lance do Rei, o mesmo deve ser movido primeiro. Caso o jogador tocar
primeiro na torre, deverá fazer um movimento com a mesma, não podendo mais fazer
o roque nesse lance e nem mais com essa torre (pois a mesma já terá sido
mexida).
A captura en
passant ou na passagem é uma captura especial de peões no jogo de xadrez. O peão
pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões
adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse
andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant. Neste caso, a
captura deve ser feita imediatamente após o emparelhamento dos peões não podendo
ser feita depois. Como todas as outras capturas, a tomada "en passant" é
facultativa.
Para retirar
o Rei de xeque, o jogador deve tentar os três passos
abaixo:
Quando não há
possibilidade de se fazer nenhum desses três passos, caracterizando xeque-mate,
a partida acaba.
Existem dois
modos de vitória durante uma partida de Xadrez:
Embora seja
costume de muitos jogadores antigos, o aviso do xeque, diferente de como alguns
pensam, não é de forma alguma obrigatória, sendo, em algumas partidas blitz
(relâmpago) de campeonato, desaconselhado.
Uma partida é
considerada empatada, quando: