Ataque

Na fase de ataques ocorrem as ações do exército do jogador ativo para atacar territórios inimigos vizinhos aos seus. Esta ação consiste nos seguintes passos:

  • Clique no seu território de onde (1) o ataque deve partir. Ele tem que necessariamente ter mais de uma unidade e ter vizinhança com algum território inimigo.

  • Defina com quantas unidades você vai fazer o ataque. Use os botões (2) de "1", "2" ou "3", ou as respectivas teclas para definir a quantidade a atacar (você pode usar também o botão de rolagem do mouse para isso ou fazer pequenos arrastes horizontais em tela touch sobre soldado logo acima dos botões). Esta quantidade é limitada a 3 ou a quantidade de exércitos presentes no país de ataque menos um.

  • Clique no país inimigo vizinho que será atacado (3). Os dados de ataque e defesa são sorteados automaticamente usando o algoritmo Mersenne Twister, para poderem ser auditados no final da partida.

  • Espere o fim da animação de lançamento dos dados. Eles já caem ordenados em forma decrescente de valor para facilitar o confronto de valores.

  • Os resultados parciais de cada confronto são exibidos sobre os dados na forma de vitória ou derrota .

  • Em caso de sucesso e conquista do novo território, deve se definir com quantas unidades ele será ocupado pelos botões "1", "2" ou "3", ou as respectivas teclas, ou usar também o botão de rolagem do mouse seguido de um clique deste botão para executar a ação ou fazer pequenos arrastes horizontais em tela touch sobre soldado logo acima dos botões, seguido de um rápido toque para executar a ação. Ao se definir, o movimento é automático.

Para cancelar o ataque antes do passo 3 basta clicar novamente no território de ataque ou clicar em qualquer outro território seu. Algumas etapas do processo acima são acionadas automaticamente quando não tem opção para o jogador, como por exemplo, no caso de se ocupar um território recentemente conquistado quando se tem apenas 1 unidade vencedora.

Para passar para a próxima etapa da rodada clique em "FINALIZAR", ou tecla 0. Esta ação fica bloqueada entre os passos 3 a 6 do ataque.