O jogo

Esta é a tela padrão do jogo. É a partir dela que você toma suas decisões estratégicas a cada etapa de um turno de jogo e também assiste ao que o outro jogador está fazendo em sua vez.
Basicamente ela é composta pelas seguintes partes:


1.Botões de informações instantâneas


Ao passar com o ponteiro do mouse sobre eles você pode ver a TABELA I, TABELA II ou se lembrar de seu objetivo.
Alguns botões apresentam informações estatísticas da força militar do participante do jogo, indicando quantos territórios ele tem, agrupandos por continente para facilitar a análise de dominação por região.


2.Modo “Zoom In”/ “Zoom Out”


Opção ligada

Opção ligada

Um clique neste botão alterna entre o modo de visualização “Zoom In” para “Zoom Out” e vice-versa.
No “Zoom Out” você tem uma visão geral do que está acontecendo no globo, só que escala alta, com pouco detalhes. No modo “Zoom In” você tem o foco sobre uma região menor do mapa, mas com muito mais detalhe e facilidade de compreensão.
Você também pode alternar entre um modo e outro usando o botão direito do mouse. Usando esta forma quando é a sua vez de jogar, ao se passar de “Zoom Out” para “Zoom In” foca-se no ponto do mapa em que se clicou com o botão direito do mouse.


3.Área de visualização do mapa


Nesta região você tem acesso ao mapa do jogo. No “Zoom In” você pode navegar pelo mapa posicionando o mouse além das bordas do retângulo de navegação. A navegação pelo mapa também pode ser feita via teclado numérico ou setas direcionais.

4.Janela de chat e eventos


Nesta área são apresentados as mensagem de chat enviados pelos participantes do jogo. Além disso, é usada para registrar os principais eventos do jogo, como ataques, conquistas, trocas de cartas, eliminação de jogadores. Estes eventos são apresentados em cor amarela.
Quando um dos jogadores sai do jogo sem ser eliminado, o computador assume seu lugar substituindo seu nome pelo nome da cor de seus exércitos.


5.Área de controles da etapa do jogo


Nesta área são apresentados os controles disponíveis a cada etapa de um turno normal do jogo. Estes controles mudam dependendo da etapa e serão explicados nas seções seguintes desta ajuda do jogo.
A etapa do jogo é identificada sempre por um ícone para facilitar o entendimento do que está acontecendo naquele momento. Para se passar de uma etapa para outra da rodada é comum o jogador ativo ter que clicar no botão “FINALIZAR” ou usar a tecla “0” como atalho deste clique.


6.Configuração das cores dos jogadores


Algumas pessoas com daltonismo podem ter dificuldades para diferenciar os exércitos de cada jogador sobre o tabuleiro. Para resolver a dificuldade neste caso, existe a possibilidade de se alterar as cores dos exércitos conforme o desejo do jogador. Isso é feito por linha de comando texto no chat do jogo. Basta digitar no chat o comando abaixo e clicar em "Enviar":

cX:Y

onde X é o índice do jogador (de 1 até a quantidade de jogadores participantes da partida: 3, 4, 5 ou 6)
Y é número de cor do sistema (valor de 0 a 255)

Exemplos:

c1:200    = muda a cor do jogador 1 para um tom verde escuro (200)

c3:32      = muda a cor do terceiro jogador para um tom rosa (32)

 

Caso você tenha digitado o comando corretamente no chat, além das cores dos exércitos mudarem aparece na janela de chat um aviso de confirmação (exemplo: "Cor 3 mudou para 32"). Em caso de erro, uma mensagem explicativa aparece no chat ou o texto que você digitou é enviada ao chat do jeito que você escreveu.

A configuração de cores se mantém entre uma partida e outra, mas é perdida a cada vez que se fecha a janela do WAR. Assim, se você encontrou um esquema de cores ideal, anote os comandos necessários para utilizá-los no futuro novamente.

 

Para voltar uma cor ao seu valor original, use:

cX:

onde X é o índice do jogador (de 1 até a quantidade de jogadores participantes da partida: 3, 4, 5 ou 6).

Exemplos:

c1:    = volta à cor original do jogador 1

c4:    = volta à cor original do jogador 4

 

ATENÇÃO 1: USE O COMANDO DE MUDANÇA DE COR DE EXÉRCITO APENAS QUANDO ESTRITAMENTE NECESSÁRIO. A MÁ UTILIZAÇÃO DELE PODE GERAR OUTROS PROBLEMAS DE VISUALIZAÇÃO COMO A IMPOSSIBILIDADE DE SE LER ALGUNS TEXTOS OU ATÉ MESMO A CONFUSÃO ENTRE EXÉRCITOS DE JOGADORES DIFERENTES.

ATENÇÃO 2: O JOGADOR ATIVO TEM UM TEMPO LIMITADO PARA FAZER CADA UMA DE SUAS AÇÕES. O LÍMITE É DE 60 SEGUNDOS E A CADA AÇÃO QUE ELE FAZ ESTE TEMPO É REINICIANDO NOVAMENTE. A CONTAGEM DO TEMPO É EXIBIDA APENAS AO JOGADOR ATIVO, SOBRE A BARRA COLORIDA ACIMA DO CHAT. CASO O JOGADOR NÃO FAÇA SUA AÇÃO DENTRO DO TEMPO LIMITE, ELE É RETIRADO DO JOGO E DA SALA DE JOGOS./P>

ATENÇÃO 3:  O PRIMEIRO A SAIR DE UMA PARTIDA NO MEIO DELA, SEM TER SIDO ELIMINADO NO JOGO, FICA BLOQUEADO DE ACESSAR OS JOGOS MULTI-PLAYERS POR 5 MINUTOS.