
Esta é a tela padrão do jogo. É a partir
dela que você toma suas decisões estratégicas a cada
etapa de um turno de jogo e também assiste ao que o outro jogador
está fazendo em sua vez.
Basicamente ela é composta pelas seguintes partes:
1.Botões de informações instantâneas
Ao passar com o ponteiro do mouse sobre eles você pode ver a TABELA
I, TABELA II ou se lembrar de seu objetivo.
Alguns botões apresentam informações estatísticas
da força militar do participante do jogo, indicando quantos territórios
ele tem, agrupandos por continente para facilitar a análise de
dominação por região.
2.Modo “Zoom In”/ “Zoom Out”

Opção 
ligada
|

Opção 
ligada
|
Um clique neste botão alterna entre o modo de visualização
“Zoom In” para “Zoom Out” e vice-versa.
No “Zoom Out” você tem uma visão geral do que está
acontecendo no globo, só que escala alta, com pouco detalhes. No
modo “Zoom In” você tem o foco sobre uma região
menor do mapa, mas com muito mais detalhe e facilidade de compreensão.
Você também pode alternar entre um modo e outro
usando o botão direito do mouse. Usando esta forma quando é a
sua vez de jogar, ao se passar de “Zoom Out” para “Zoom
In” foca-se no ponto do mapa em que se clicou com
o botão direito do mouse.
Enquanto no modo "Zoom In", você pode navegar verticalmente pelo mapa utilizando o botão de rolagem de seu mouse. Para realizar movimentação horizontal, faça a rolagem junto com a tecla "Shift" pressionada.
3.Área de visualização do mapa
Nesta região você tem acesso ao mapa do jogo. No “Zoom
In” você pode navegar pelo mapa posicionando o mouse além
das bordas do retângulo de navegação. A navegação
pelo mapa também pode ser feita via teclado numérico ou
setas direcionais.
4.Janela de chat e eventos
Nesta área são apresentados as mensagem de chat enviados
pelos participantes do jogo. Além disso, é usada para registrar
os principais eventos do jogo, como ataques, conquistas, trocas de cartas,
eliminação de jogadores. Estes eventos são apresentados
em cor amarela.
Quando um dos jogadores sai do jogo sem ser eliminado, o computador assume
seu lugar substituindo seu nome pelo nome da cor de seus exércitos.
5.Área de controles da etapa do jogo
Nesta área são apresentados os controles disponíveis
a cada etapa de um turno normal do jogo. Estes controles mudam dependendo
da etapa e serão explicados nas seções seguintes
desta ajuda do jogo.
A etapa do jogo é identificada sempre por um ícone para
facilitar o entendimento do que está acontecendo naquele momento.
Para se passar de uma etapa para outra da rodada é comum o jogador
ativo ter que clicar no botão “FINALIZAR” ou usar a tecla
“0” como atalho deste clique.
6.Configuração das cores dos jogadores
Algumas pessoas com
daltonismo podem ter dificuldades para diferenciar os exércitos de
cada jogador sobre o tabuleiro. Para resolver a dificuldade neste caso,
existe a possibilidade de se alterar as cores dos exércitos conforme o
desejo do jogador. Isso é feito por linha de comando texto no chat do
jogo. Basta digitar no chat o comando abaixo e clicar em "Enviar":
cX:Y
onde X é o índice do jogador
(de 1 até a quantidade de jogadores participantes da partida: 3, 4, 5 ou
6) Y é número de cor do sistema (valor de 0 a 255)
Exemplos:
c1:200 = muda a cor do jogador 1 para um
tom verde escuro (200)
c3:32 = muda a cor do terceiro
jogador para um tom rosa (32)
Caso você tenha digitado o comando corretamente no chat,
além das cores dos exércitos mudarem aparece na janela de chat um aviso de
confirmação (exemplo: "Cor 3 mudou para 32"). Em caso de erro,
uma mensagem explicativa aparece no chat ou o texto que você digitou
é enviada ao chat do jeito que você escreveu.
A configuração de cores se mantém entre uma partida e
outra, mas é perdida a cada vez que se fecha a janela do WAR. Assim, se
você encontrou um esquema de cores ideal, anote os comandos necessários
para utilizá-los no futuro novamente.
Para voltar uma cor ao seu valor original, use:
cX:
onde X é o índice do jogador
(de 1 até a quantidade de jogadores participantes da partida: 3, 4, 5 ou
6).
Exemplos:
c1: = volta à cor original do jogador
1
c4: = volta à cor original do jogador 4
ATENÇÃO 1: USE O COMANDO DE MUDANÇA DE COR DE
EXÉRCITO APENAS QUANDO ESTRITAMENTE NECESSÁRIO. A MÁ UTILIZAÇÃO DELE PODE GERAR OUTROS
PROBLEMAS DE VISUALIZAÇÃO COMO A IMPOSSIBILIDADE DE SE LER ALGUNS TEXTOS OU ATÉ MESMO A
CONFUSÃO ENTRE EXÉRCITOS DE JOGADORES DIFERENTES.
ATENÇÃO 2: O JOGADOR ATIVO TEM UM TEMPO LIMITADO
PARA FAZER CADA UMA DE SUAS AÇÕES. O LÍMITE É DE 60 SEGUNDOS E A CADA AÇÃO
QUE ELE FAZ ESTE TEMPO É REINICIANDO NOVAMENTE. A CONTAGEM DO TEMPO É
EXIBIDA APENAS AO JOGADOR ATIVO, SOBRE A BARRA COLORIDA ACIMA DO CHAT.
CASO O JOGADOR NÃO FAÇA SUA AÇÃO DENTRO DO TEMPO LIMITE, ELE É RETIRADO DO
JOGO E DA SALA DE JOGOS./P>
ATENÇÃO 3: O PRIMEIRO A SAIR DE UMA PARTIDA NO
MEIO DELA, SEM TER SIDO ELIMINADO NO JOGO, FICA BLOQUEADO DE ACESSAR OS
JOGOS MULTI-PLAYERS POR 5 MINUTOS.
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