Exemplos:
1) Atacante com 4 exércitos e defensor com 3
exércitos No caso de o atacante possuir 4 exércitos em seu
território e o defensor possuir 3, ambos podem jogar com 3 dados, ou seja,
tanto o atacante (Congo) quanto o defensor (África do Sul) lutam com três
exércitos.
Após a batalha (realizada através do lançamento dos dados),é feita a
comparação dos pontos do atacante com os pontos do defensor, para
verificar quem perde exércitos. Compara-se o dado com mais pontos do
atacante com o de mais pontos do defensor. A vitória será de quem tiver
mais pontos. No caso de empate, a vitória será da defesa. Em seguida,
compara-se o segundo dado com mais pontos do atacante com o segundo do
defensor: a vitória será decidida como no caso anterior. Por fim, são
comparados os dados com menos pontos, com base no mesmo
procedimento. Supondo-se que o atacante tenha tirado 5,4, e 1 e o
defensor, 6, 3 e 1, a comparação será feita da seguinte forma:
Comparação
|
Ataque
|
Defesa
|
Vencedor
|
Resultado
|
Maior
|
5
|
6
|
|
ataque perde 1 exército
|
Segundo maior
|
4
|
3
|
|
defesa perde 1 exército
|
Menor
|
1
|
1
|
defesa
|
ataque perde 1 exército
|
Neste caso, o atacante perde 2 exércitos e o defensor perde 1 exército.
Assim, tanto o território do atacante, que tinha 4 exércitos, como o do
defensor,que tinha 3, ficam com 2 exércitos cada um.
Se houvesse interesse, o atacante poderia fazer um novo ataque usando 1
exército contra 2 da defesa. Observe que, apesar de o atacante ter
ficado com dois exércitos em seu território, só poderia atacar novamente
com um, já que o outro é o exército de ocupação, que não pode ser usado
para ataques. Nota: Os exércitos perdidos nas batalhas
retornam às caixinhas dos jogadores, podendo ser reutilizados
posteriormente.
2) Atacante com 3 exércitos e defensor com 1
exército Se o ataque tem 3 exércitos e a defesa tem 1, o
ataque pode jogar com 2 dados contra 1 da defesa. Supondo-se que os pontos
sejam: ataque (3 e 2) e defesa (6), serão comparados o dado com mais
pontos do ataque (3) com o de mais pontos da defesa (no caso, o único: 6),
rejeitando-se o dado com menos pontos do atacante. A vitória, neste caso,
cabe à defesa, e o atacante retira um de seus
exércitos. Obs.: Cada vez que um atacante perde, ele
retira de seu território apenas o número de exércitos com que se defendeu
de seu adversário. No exemplo acima, a defesa usou apenas um dado.
Portanto, o atacante perde apenas um exército.
3) Atacante com 10 exércitos e defensor com 4
exércitos Neste caso, como já vimos, cada um poderá
usar, em cada batalha, o máximo de 3 exércitos. Imagine que os valores
sejam:
Comparação
|
Ataque
|
Defesa
|
Vencedor
|
Resultado
|
Maior
|
6
|
5
|
ataque
|
defesa perde 1 exército
|
Segundo maior
|
3
|
4
|
defesa
|
ataque perde 1 exército
|
Menor
|
1
|
2
|
defesa
|
ataque perde 1 exército
|
O resultado será uma vitória do ataque e duas da defesa. Portanto,
restam 8 exércitos ao atacante e 3 ao defensor. Se o atacante quiser,
ele pode continuar o ataque, jogando novamente 3 dados contra 3 da defesa.
Suponha que os resultados sejam:
Comparação
|
Ataque
|
Defesa
|
Vencedor
|
Resultado
|
Maior
|
5
|
4
|
ataque
|
defesa perde 1 exército
|
Segundo maior
|
3
|
2
|
|
defesa perde 1 exército
|
Menor
|
2
|
1
|
|
defesa perde 1 exército
|
O atacante terá 3 vitórias, devendo a defesa retirar seus 3
últimos exércitos do território.
|