Sala de Jogos

Esta é a sala de montagem de jogos. Para iniciar um novo jogo de WAR é preciso reunir simultaneamente 3 a 6 jogadores numa mesma sala. O processo de criação de um novo jogo consiste nos seguintes passos:

  • O primeiro jogador entra numa sala vazia para se tornar o chefe dela. Para isso basta clicar num botão de “ENTRAR” (1) de uma sala vazia.

  • Os demais jogadores entram na mesma sala, em lugares diferentes, clicando em botão “ENTRAR” disponível na sala.

  • O chefe autoriza ou não a entrada de cada um dos novos participantes na sua sala (2).

  • Quando a sala contiver no mínimo 3 jogadores o chefe pode mandar iniciar a partida clicando em “JOGAR” (3).

  • Todas as outras vagas disponíveis da sala ficam pretas indicando que aquela sala está cheia. Além disso, a cor da sala fica cinza.

A qualquer momento um participante da sala pode pedir para sair clicando no botão “SAIR” (4) que só aparece quando ele está dentro de alguma sala. O botão de “JOGAR” só aparece para o chefe da sala e apenas quando tem 3 a 6 participantes.
Existem 50 salas para se montar um jogo. Esta quantidade é fixa e pode-se acessar qualquer uma delas usando-se o botão de scroll (5). Sala em cor cinza indica que está fechada, com jogo em andamento. Salas normais (pretas) estão vazias. Salas em azul estão em fase de montagem de jogo. Quando você entra numa sala ela fica em vermelho.

É comum dentro de uma sala de jogo estar nomes do tipo: "AZUL", "AMARELO", "BRANCO", "VERDE", "PRETO", "VERMELHO". Estes nomes aparecem no lugar de jogadores que saíram no meio de um jogo em andamento. Isso indica que o computador assumiu o lugar daquele jogador.

DICA:
Ao se deixar o ponteiro do mouse parado sobre um nome em uma das salas de jogos, aparece um tooltip informando o NETID daquele jogador. O NETID é um número baseado no IP da máquina do jogador na Internet. Esta informação pode ser usada para identificar jogadores duplicados na mesma sala, isto é, jogadores que entraram duas ou mais vezes na mesma sala, com cores e apelidos diferentes, para jogar de forma desonesta contra os outros.
Atenção: jogadores diferentes dentro de uma mesma LAN (rede interna) terão NETIDs iguais entre si. Assim, nem sempre que este número for igual significa que os dois apelidos são do mesmo jogador/máquina.

No centro da tela (6) existe uma janela de chat onde os presentes da sala podem conversar entre si e combinar novas salas de jogo. Na parte inferior você pode inserir suas mensagens de texto e enviá-las ao clique do botão “ENVIAR” (7) ou da tecla ENTER. A janela de chat rola automaticamente se a barra de rolagem está no extremo inferior, isto é, exibindo a última mensagem. Se você subir o chat, este fica travado na posição que você deixar.

À direita (8) está a lista dos jogadores presentes naquele momento no jogo. Esta lista é dividida entre aqueles que estão na sala de montagem de jogos e aqueles que já estão jogando WAR. Apenas os que estão na sala de montagem naquele momento é que podem conversar contigo no chat.
Ao lado de cada nome na sala, há um ícone (9) que indica o nível de ranking do jogador.
Na parte inferior é indicada a quantidade de pessoas que participam on-line do jogo.

Você pode ver mais informações de qualquer um que está na sala clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o nome dele na lista de jogadores ou na lista de mesas da sala. Uma janela de informações gerais (10) do jogador é exibida, com dados como ranking, quantidade de pontos, quantidade de vitórias e nível de presença até o final das partidas. Esta janela de informação some automaticamento quando você move o mouse para fora dela.

O jogador deve também escolher o tipo de sala antes de criá-la. Esse tipo pode ser "Normal" ou "Com Ranking". Os botões pra essa escolha encontram-se logo acima da lista de salas e como padrão está selecionado o tipo "Com Ranking". Salas normais não valem pontos para o ranking do jogo enquanto as salas com ranking contam.