Esta é uma tela padrão de qualquer um dos jogos de carteado. É a partir
dela que você toma suas ações a cada
etapa de um turno de jogo e também assiste ao que o outro jogador
está fazendo em sua vez. Basicamente ela é composta pelas seguintes partes:
1. Menu e Informações
Na parte superior da tela estão os botões de menu de ações , menu de informações , menu de opções e os botões de ajuda e sair da partida.
O menu de ações do jogo tem mais itens ativos durante uma partida do que normalmente há nas telas de sala de chat do jogo. Um item que há em todos os jogos é o de . Somente o jogador ativo da jogada é que pode clicar neste botão. Ao fazer isso, é feito um pedido de anulação da partida aos demais jogadores presentes na mesa. Estes têm então 30 segundos para responder, aceitando ou não o pedido. Se não responderem no tempo, é considerado a negativa. Apenas se todos responderem é que a partida é imediatamente anulada e não se faz registro dela em nenhum dos históricos dos jogadores. Os dados de info de jogador também não são alterados.
No menu de opções , há o item que configura o modo de uso do mouse para controlar o movimento das cartas.
Na opção de "Mover em 1 clique", a carta é arrastada automaticamente com um clique do mouse ou, dependendo do jogo, passa a acompanhar a posição do mouse, sem necessidade de manter pressionado o botão, até o momento em que o usuário faz um segundo clique onde então a carta será deixada.
Na opção de "Clicar e arrastar", a carta só pode ser movida se o usuário clicar nela, movê-la com o botão do mouse presionado até o local desejado e então soltar o botão para terminar o movimento.
Em ambos os modos, o botão direito do mouse serve para virar a carta de costas, nos jogos em que isso é permitido.
Na parte de superior esquerda é apresentado o número da sala em que o jogo ocorre. Ao clicar com o mouse sobre o nome dos outros jogadores, o quadro de info de jogador é apresentado.
2. Área de elementos de jogo
Nesta área são apresentados os elementos do jogo em si, como cartas, jogadores, baralho, tempo restante para se concluir a jogada, estado atual de cada jogador, Emoticons (as carinhas que passam dicas entre jogadores) e algumas caixas de diálogos com avisos e resultados.
Para saber mais sobre os elementos presentes em cada jogo de carteado, clique no jogo desejado abaixo:
3. Área de controles de jogo
Geralmente é nesta área que estão presentes a maioria dos controles para interagir com a partida, como por exemplo botões de ação e as suas cartas arrastáveis.
Para saber mais sobre os controles de cada jogo de carteado, clique no jogo desejado abaixo:
4. Janela de chat e eventos
Nesta área são apresentadas as mensagens de chat enviadas pelos participantes do jogo ou espectadores. Além disso, é usada para registrar os principais eventos do jogo. Estes eventos são apresentados em cor amarela e sempre começam com '<<<'.
Quando um dos jogadores sai do jogo antes do fim da partida, o computador assume seu lugar colocando o seu nome entre parêntesis. Também há indicação quando um jogador se torna ausente mas pode voltar ou quando ele retorna no meio da partida.
Estouro de tempo
Todas as jogadas tem limite de tempo para o jogador definir uma ação. O tempo restante é apresentado num contador decrescente na tela. Este limite existe para evitar que um jogador "trave" o jogo de todos os outros por não fazer nenhuma ação. Sempre que o tempo do contador chega a zero é considerado como estouro de tempo e normalmente ou a vez passa para o próximo jogador, ou acontece uma jogada aleatória ou o mesmo jogador ganha mais uma chance de jogar com o tempo limitado.
No terceiro estouro de tempo de um mesmo jogador numa mesma partida ele é automaticamente expulso da partida sem poder retornar.
Fim de jogo
Quando uma das duplas vence o objetivo do jogo, este termina automaticamente.
Aparece então para cada participante uma mensagem indicando qual dupla venceu. Deve-se então
aguardar o envio dos resultados para o servidor e quando surge o botão "OK", a
única ação possível é clicá-lo, terminando a fase de jogo e voltando para a tela
de montagem de jogos. Assim, ao fim da partida,
todos são conduzidos invariavelmente para uma nova montagem de jogo.
Também é possível vencer o jogo devido à ausência de todos os adversários,
sem que nenhum deles possa ainda voltar à partida.
OBS: No final de partida que vale pontos no ranking é
possível visualizar na área de chat os pontos recebidos ou perdidos pelos
jogadores.
|